Como poupar energia com o ar condicionado

criado em 16 June 2019

Bom Clima - Ar Condicionado e Climatização – Portimão - Como poupar energia com o ar condicionado

Como economizar eletricidade com o ar condicionado

O clima Algarvio faz com que o  ar condicionado seja uma mais-valia. No entanto, à medida que aproveitamos o conforto que eles trazem, temos que lidar com o aumento da conta da energia elétrica. Mas nem tudo é má notícia. Veja algumas dicas que ajudam a economizar eletricidade com o ar condicionado.

 Defina a temperatura um pouco mais alta neste verão

Esta diga realmente irá fazer a diferença na sua conta da eletricidade. A media da temperatura do ar condicionado definida pela maioria dos utilizadores no Algarve, durante o verão é entre os 19 e os 22º. No entanto, definindo a temperatura do ar condicionado para entre os 23 e os 25º ainda continua a sendo bastante confortável, enquanto economiza significativamente na  conta da eletricidade. Pode também aplicar o mesmo principio para o inverno.

Limpe ou troque os filtros do ar condicionado

Os filtros do ar condicionado colmatados aumenta o consumo de energia elétrica, as partículas de pó em excesso começaram a passar pelos filtros e ficaram alojados no motor ventilador, com o tempo o motor ventilador começará a ficar mais pesado do que o normal fazendo o ar condicionado entrar em esforço o que provocará um aumento do consumo elétrico.

Substitua a unidade de ar condicionado antiga por outra mais moderna energeticamente eficiente.

 Antes de adquirir uma unidade nova de climatização compare entre varias marcas nas especificações técnicas, o valor do “EER” ( Rácio de eficiência energética )  e “COP” ( Coeficiente de Desempenho) . Quanto mais estrelas, mais eficiente é o equipamento de ar condicionado e mais económico ele é. Investindo em um ar condicionado novo e mais eficiente energeticamente, a longo prazo economizamos bastante dinheiro.

 Escolha a unidade de ar condicionado correta para sua propriedade 

 Existem vários fatores que influenciam a escolha do tipo de ar condicionado, como por exemplo a localização geográfica da área a climatizar, tamanho e numero de janelas ou ate mesmo o numero de pessoas que frequentam a área a climatizar. Habitações com tetos altos ou muitas janelas, demoram mais tempo a climatizar. O tamanho da área que necessita aquecimento ou arrefecimento irá determinar qual a potentia necessaria que o  equipamento de ar condicionado deverá ter. Se você necessita de ajuda para saber qual o ar condicionado correto, o nosso especialista esta a sua disposição para o ajudar. 

A empresa “Bom Clima – Equipamentos Térmicos” aconselha sobre as melhores soluções para uma boa poupança energética. Efetuamos serviços de Instalação, manutenção e reparação, para todo o tipo de sistema de climatização, sistemas solares térmicos (AQS), sistemas solares fotovoltaicos e aspiração central.  

 

O Técnico certificado e gerente da empresa “ Bom Clima “

Dino Silva

(Eletromecânico da refrigeração e climatização + TIM II + Fluorados )